POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO

A política de devolução da Retiqueta tem como objetivo principal a satisfação dos nossos clientes, os deveres de transparência e lealdade, além de seguir rigorosamente às normas dispostas no Código de Defesa do Consumidor.


Lembramos que a Retiqueta é um recommerce de acessórios de luxo, ou seja, nossos produtos são denominados como de segunda mão, sendo alguns deles nunca usados, podendo possuir ou não etiqueta. Todos os itens passam por uma curadoria especializada, com rigorosa análise de autenticidade e qualidade antes de serem disponibilizados em nossa plataforma.


O cliente, portanto, declara e tem ciência dessas condições e, caso se arrependa do acessório de luxo adquirido ou que não atenda às suas expectativas após o recebimento, poderá exercer a sua devolução. Neste caso, deverá comunicar seu interesse em até 7 (sete) dias corridos, a contar do recebimento do produto, ao atendimento da Retiqueta.


O referido prazo é improrrogável e, uma vez não exercido tempestivamente, a Retiqueta não estará obrigada em efetuar eventual reembolso ou devolução. Depois de solicitada a devolução, enviaremos um e-mail com as instruções de envio ou coleta a domicílio.


No caso de envio, a devolução do produto deverá ser realizada pelos Correios, com o código de autorização de postagem que você receberá no e-mail contendo as instruções. Vale lembrar que o código de autorização é válido por 5 (cinco) dias corridos e, uma vez não exercida a sua utilização, expirará automaticamente e, por consequência, extinguindo-se o direito de reembolso ou devolução.


A modalidade de coleta a domicílio será realizada por transportadora indicada pela Retiqueta, que informará previamente às devidas instruções e a data prevista para coleta do produto.
Nas hipóteses de (i) ausência de cliente no local da coleta; (ii) endereço incorreto; ou (iii) acondicionamento incorreto da mercadoria devolvida (conforme instruções abaixo), a equipe de atendimento da Retiqueta entrará em contato com o cliente para solucionar a situação. Caso não seja possível solucionar as ocorrências descritas acima em até 5 (cinco) dias úteis, a solicitação de coleta do produto será cancelada e, por consequencia, não sendo realizada qualquer troca, reembolso ou devolução.


A Retiqueta se reserva no direito de reenviar os produtos então devolvidos, sem aviso prévio, quando estes apresentarem indícios de mau uso, fora do prazo, sem lacre, sem o cartão de autenticidade da gringa ou quando faltarem itens/acessórios que os acompanharam, ficando sob às expensas do cliente o pagamento do frete de reenvio e demais despesas decorrentes desse reenvio.
informa que será depositária fiel da mercadoria apenas por 7 (sete) dias, não se responsabilizando por sua guarda, segurança ou perecimento. E, após 30 (trinta) dias, será considerado o seu perdimento, independentemente de aviso prévio.


Nossos produtos são enviados ao cliente exatamente como expostos nas imagens e descrição em seu cadastro do site e a Retiqueta solicita que todos os clientes confiram suas mercadorias no ato da entrega pelo transportador, devendo recusar o recebimento se a embalagem estiver aberta ou avariada.


O produto devolvido deverá ser perfeitamente acondicionado na embalagem original que foi enviado, acompanhado de todos os seus acessórios, lacre original da Retiqueta sem quaisquer sinais de violação, e sem qualquer indício de uso da mercadoria. Para sua segurança, a Retiqueta recomenda que o cliente fotografe o produto antes do envio, de forma a comprovar a condição e estado do produto durante seus cuidados. Frisa-se, por sua vez, que a Retiqueta realiza todo o registro de saída da mercadoria, logo, dotando de todos os meios de comprovação e cotejo, desde a expedição até eventual devolução.

Sendo um portal que intermedia produtos de segunda mão, a Retiqueta não se responsabiliza por:

  • Danos ocorridos na limpeza da peça pelo cliente, bem como uso de produtos impróprios para cada tipo de material;
  • Ausência de lacre e etiqueta; e
  • Produtos que apresentarem defeitos, de qualquer natureza, após 7 (sete) dias corridos a contar da data do recebimento;
  • Extravio, furto ou danos de responsabilidade dos Correios ou da transportadora.
  • Em caso de promoção, todos os itens inclusos devem ser devolvidos junto com a(s) peça(s).

A Retiqueta somente efetuará a devolução do(s) produto(s) após a confirmação de que o produto está apto para a devolução, sendo certo que este processo pode levar até 7 (sete) dias úteis a contar do recebimento da mercadoria em questão em nosso centro da distribuição. Se necessário, e dependendo da complexidade, a Retiqueta poderá solicitar prazo adicional de análise. A abertura de procedimentos para a devolução da mercadoria não configurará no reconhecimento ou aceitação tácita pela troca, reembolso ou devolução, haja vista que a Retiqueta realizará os procedimentos acima referidos.


A Retiqueta poderá, quando solicitada a devolução do produto pelo comprador, reter o pagamento ao usuário vendedor, tendo em vista a necessidade de devolução do valor pago pelo comprador.


Uma vez preenchida às condições, o cliente poderá optar pelo estorno, reembolso do valor do produto ou manter os valores como créditos no site para uma nova compra. No caso de reembolso em caso de devolução será realizado no valor integral dos produtos devolvidos. A Retiqueta não é responsável pela taxa do frete da compra, mas arcará com os custos do frete de retorno.

Assim que recebermos a mercadoria e confirmarmos a devolução, enviaremos um e-mail contendo às informações para sua restituição, que será efetuada em até 30 (trinta) dias.


Os valores reembolsados serão pagos utilizando a mesma forma de pagamento escolhida pelo cliente, sendo certo que em caso de compra por boleto, a restituição será realizada em conta corrente com o mesmo CPF do comprador, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis. Caso haja acionamento da administradora de cartão de crédito, o prazo é de 4 (quatro) úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme a data de fechamento da fatura de cartão de crédito.


Reservamo-nos o direito de recusar o cancelamento ou consertar qualquer produto que apresente indícios de mau uso, ainda que acompanhado pelo certificado de autenticidade e/ou lacre da Retiqueta, e dentro do prazo de 7 (sete) dias corridos.


Na hipótese de casos não englobados nesta política de troca ou omissos, a Retiqueta se reserva no direito de complementá-los, caso a caso, e sempre de acordo com a legislação em vigor.

Atualizado em 06/05/2024.